Home        Institucional      Notícias      Associe-se      Denúncia      Fotos      Publicações      Convênios      Jurídico      Contato

     
 

Presidente Michel temer reduz o papel da mulher a casa e filhos
 


 

Enquanto o governo Michel Temer (PMDB) fazia seu discurso machista, no dia internacional da mulher - 8 de março, centenas de mulheres eram alvo de violência. Paralelamente milhares de mulheres tomavam as ruas no Brasil e no mundo em protestos pedindo a igualdade de direitos, o fim da violência de gênero e do assédio.

Michel Temer no dia 8 de março: "Na economia também a mulher tem grande participação. Ninguém mais é capaz de indicar os desajustes de preços no supermercado do que a mulher", disse Temer no discurso feito em Brasília. "Ninguém é capaz de melhor detectar as eventuais flutuações econômicas que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor."

“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela [Temer], do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos.

A infeliz fala do presidente Michel Temer no Dia Internacional da Mulher, de certa forma um tanto quando blindada pela mídia tradicional brasileira, não passou despercebida na imprensa mundial.

Michel Temer que preferiu destacar as competências femininas nos cuidados com a família e na administração da economia doméstica, também foi destaque na imprensa do exterior.

Para o espanhol El País, Temer "reduz o papel da mulher à casa e ao supermercado". O jornal destacou as falas em que o presidente destaca a capacidade das mulheres em detectar "desajustes de preços" e "tudo o que fazem pela casa e pelos filhos". O periódico ressaltou que as falas de Temer causaram comoção nas redes sociais e lembraram, ainda, que o governo foi alvo de enxurrada de críticas quando assumiu o poder pela ausência de mulheres e negros no primeiro escalão.

Já o norte-americano The Washington Post afirmou que a declaração de Temer "irritou" as mulheres, que responderam com fúria nas redes sociais. O jornal também adjetivou Temer como "líder impopular".

Já a rede de TV CNN destacou que Temer ficou "sob fogo" após as polêmicas declarações, que desataram, segundo ela, uma "onda de fúria" contra o presidente.

O inglês The Independent, por sua vez, classificou a fala de Temer como “sexista”.

O jornal alemão Frankfurter Allgemeine também não perdoou: “Especialistas em trabalho doméstico, crianças, compras: Michel Temer só quis fazer um cumprimento às brasileiras no Dia das Mulheres. Mas a tentativa do presidente brasileiro saiu pela culatra”, diz a manchete.


O presidente ainda...

O presidente disse, por exemplo, que "hoje homens e mulheres são igualmente empregados", apesar de dados do IPEA divulgados no início da semana apontarem que o trabalho doméstico faz com que as mulheres trabalhem 7,5 horas a mais que os homens por semana. Dados do instituto também apontam que o desemprego entre as mulheres é mais alto do que os homens em todas as regiões do País.

Dados de violência contra a mulher no dia 8 de março

Segundo reportagem do G1, as delegacias especializadas em crimes contra mulheres registraram mais de 420 ocorrências em 22 capitais do país e no Distrito Federal no dia 08 de março/2017.

O levantamento aponta o registro ao menos de 422 boletins de ocorrência de crimes que vão desde injúria e ameaça até agressões e estupros, além do descumprimento de medidas protetivas – quando o agressor é impedido pela Justiça de se aproximar da vítima.

O número com certeza é muito maior, além de o estado do Amazonas, do Espírito Santo, do Ceará e do Rio de Janeiro não terem fornecido os dados, muitas mulheres que são agredidas tem medo de denunciar o agressor por medo ou vergonha.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta, mais de 500 mulheres são vítimas de agressão física por hora no Brasil. E 52% das vítimas entrevistadas disseram não ter procurado a polícia após a agressão.

Veja o número de ocorrências contra mulheres no dia 8 de março por capital:
Aracaju: 10
Belém: 14
Belo Horizonte: 23
Boa Vista: 6
Campo Grande: 19
Cuiabá: 34
Curitiba: 30
Distrito Federal: 47
Florianópolis: 21
Goiânia: 12
João Pessoa: 5
Macapá: 17
Maceió: 1
Natal: 11
Palmas: 5
Porto Alegre: 19
Porto Velho: 16
Recife: 13
Rio Branco: 6
Salvador: 45
São Luís: 9
São Paulo: 52
Teresina: 7




Data: segunda-feira 13 de março de 2017.


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior