Home        Institucional      Notícias      Associe-se      Denúncia      Fotos      Publicações      Convênios      Jurídico      Contato

     
 

MENSAGEM DE FIM DE ANO E 2022
 


 

Comerciários, comerciarias;

Apesar das adversidades imposta pela pandemia, do alto índice de desemprego, da ganância patronal em não querer aceitar a redução na margem de lucro, do programa do governo que na tentativa de salvar empresas condenou os trabalhadores e trabalhadoras a queda na sua remuneração com a suspensão do contrato e redução da jornada de trabalho e salários; chegamos ao final de 2022 com a assinatura de uma convenção coletiva de trabalho na qual a luta do sindicato garantiu além da manutenção de todas as conquistas convencionadas anteriormente, reajuste de salário um pouco acima da inflação, reajuste no abono e outros itens econômicos da nossa convenção.

Com luta, resistência, segurança, seguindo protocolos, assim, nós estamos vencendo 2021. Mas não foi fácil. Nossa forma de ver a vida, o mundo, mudou. Teve que mudar.

Mesmo em meio ao caos, quando deu, distribuímos bom dia, bom trabalho, feliz aniversário, sorrisos, beijos e abraços. Tudo “online”, até trabalhamos assim.

Nunca o brasileiro usou tanto as redes sociais. Por ela também comprou, pagou, educou, ensinou, viajou. Viajou mesmo sem sair do lugar. Nossos queridos professores e estudantes tiveram que se reinventar para participar de aulas pela internet, mesmo quando a conexão era lenta.

Não sairá da nossa mente, o “isso vai passar”, até que de verdade passe.

Muitos perderam o emprego, deixarem de se ver, ficaram depressivos, mas a luta não parou e não vai parar.

Não vai parar por esse vírus, ou outro qualquer, nem por esse governo, ou o que vier.

Somos solidários com os familiares e amigos daqueles que não conseguiram chegar até aqui.

Apesar de governo e do negacionismo, a ciência e os profissionais de saúde mostraram seu brilhantismo, seja na pesquisa, no desenvolvimento da vacina, na logística, no esclarecimento de sua importância, no braço, a sua aplicação.

Guerreiros da enfermagem, na jornada de trabalho estafante, na luta quando faltava oxigênio, não sabendo de onde tirar o ar. Piso salarial nacional para estes profissionais já.

Nas UTI lotadas, hospitais de campanha, no consolo na hora das lagrimas familiar, os profissionais da saúde estavam lá.

Falar é fácil, mas para que 2022 seja de fato um ano de mudança, de recuperação, de crescimento, de segurança, de prevenção, de mais vacinação, resta-nos enquanto seres humanos, não apenas, falar, sonhar, desejar, mas também reivindicar, protestar, mobilizar, lutar, solidarizar.

Nos ainda acreditamos ser possível arrancar alegria do futuro.

Trabalhadores e trabalhadoras no comércio, para luta continuar, nos reencontraremos em 2022.

Mensagem da diretoria e funcionários do Sindicato dos Comerciários de Timóteo e Coronel Fabriciano rumo aos 37 anos de fundação.



Data: terça-feira, 28 de dezembro de 2021.


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior