Home        Institucional      Notícias      Associe-se      Denúncia      Fotos      Publicações      Convênios      Jurídico      Contato

     
 

Empresas deve conceder folga aos empregados na sexta-feira santa
 


 

EMPRESAS DEVE CONCEDER FOLGA AOS EMPREGADOS NA SEXTA-FEIRA SANTA

A Convenção Coletiva de Trabalho (feriados 2022) assinada pelo sindicato (SECTEO-CF), exclusivamente para o segmento de gêneros alimentícios, autorizou o trabalho dos empregados em alguns feriados e proibiu em outros.

A sexta-feira santa (15/04) é um dos feriados em que as empresas de gêneros alimentícios estão proibidas de convocar os empregados para trabalhar.

O comércio lojista está proibido de utilizar em mão de obra dos empregados não apenas neste, mas em todos os feriados.

A Convenção Coletiva dos feriados abrange o segmento de supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, peixarias, varejões, sacolões, hortifrútis nas cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano.

Penalidades por descumprimento – A empresa que descumprir a convenção será penalizada com pagamento de multa de 1 (um) piso salarial vigente da categoria por empregado, sendo revertido o valor em 50% (cinquenta) por cento para o empregado prejudicado e 50% (cinquenta) por cento para o sindicato laboral.

_________________________________________________________________________________________________________________


A SEXTA-FEIRA SANTA (SEXTA DA PAIXÃO) E SEU SIGNIFICADO

Também chamada de Sexta Feira da Paixão, é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.

É um feriado móvel, assim como a Páscoa, domingo em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.

Sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval), na Quarta-feira de cinzas.

O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

SIGNIFICADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico.
Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.  

Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.



Data: segunda-feira, 11 de abril de 2022.


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior