Home        Institucional      Notícias      Associe-se      Denúncia      Fotos      Publicações      Convênios      Jurídico      Contato

     
 

CORONEL FABRICIANO 75, SECTEO-CF 37
 


 

A diretoria do Sindicato (SECTEO-CF) parabeniza toda a população de Cel. Fabriciano, pelos 75 anos de emancipação político-administrativa, especialmente as trabalhadoras e trabalhadores no comércio, que com muito profissionalismo vem contribuindo decisivamente para o desenvolvimento econômico da cidade e região. Afinal, sem comerciário não existiria comércio.

O SECTEO-CF, se orgulha em fazer parte da história desta cidade desde 1987.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Timóteo e Cel. Fabriciano, fundado em 17/05/1985, surgiu (SECTEO) representando de princípio apenas os comerciários de Timóteo, chegará neste 2024 a 39 anos de fundação e 37 de representação dos comerciários de Cel. Fabriciano.

A sua criação se deu devido a necessidade de organização destes trabalhadores para lutar por respeito a profissão, garantia de direitos, melhoria salarial, social, do ambiente de trabalho e da qualidade de vida.

Após dois anos da fundação, os comerciários de Coronel Fabriciano entenderam que era necessária uma entidade forte o suficiente para mediar os conflitos oriundos da relação capital e trabalho também nesta cidade e reivindicaram também a representação deste Sindicato.

Acampando esta justa reivindicação, em 30 de setembro de 1987 o SECTEO garantiu junto ao Ministério do trabalho a extensão de sua base territorial para esta cidade, passando a se nomear então SECTEO-CF.

A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em 27 de dezembro de 1948, depois de um longo processo tramitado na Assembleia Legislativa do Estado, o governador Milton Campos assina a Lei nº 336, criando o município de Coronel Fabriciano. O aniversário de Fabriciano é no dia 20 de janeiro.


A instalação oficial se deu no dia 1º de janeiro de 1949, em sessão presidida pelo juiz de paz José Anastácio Franco. Assumiu como intendente o Dr. Antônio Gonçalves Gravatá, com o distinto objetivo de organizar a administração municipal e entregá-lo ao prefeito oficial, eleito pela população.

E assim, a 15 de março de 1949, tomam então posse o prefeito Dr. Rubem Siqueira Maia, vice-prefeito Coronel Silvino Pereira, vereadores Nicanor Ataíde, Lauro Pereira, Ary Barros, José Anatólio Barbosa, Wenceslau Martins Araújo, Sebastião Mendes Araújo, José Paula Viana, Raimundo Martins Fraga e José Wilson Camargos.

Em 1950, é instalado o Colégio Angélica, instituição mantida pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência, pioneiras do Vale do Aço na Educação Pré-escolar, 5ª a 8ª séries e ensino médio. O ensino primário já existia de forma regular desde 1928, quando fora instalado na cidade a Escola Rural Mista, mantida pelo Estado e dirigida pela primeira professora oficial, Mariana Roque Pires.

Em 1953, foi criado o distrito de Ipatinga, e a Comarca de Coronel Fabriciano é instalada em 1955. Em 1958, foi instalada a Usiminas, ano em que é também criada a Associação Comercial. Em 1964, emanciparam-se os municípios de Timóteo e Ipatinga. Em 1972, foi criada a Universidade do Trabalho, atual Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). No ano de 1974, foi fundada a Loja Maçônica União e Progresso.

Texto a Criação do Município extraído do site: https://www.coronelfabriciano.mg.leg.br/institucional/historia




Data: quinta-feira, 18 de janeiro de 2024.


 
     

 

 

 

 


<< Voltar a tela anterior